top of page

"Onde deve ficar o "Sacrário" na igreja ?"

  • Foto do escritor: Seixas Filho
    Seixas Filho
  • 16 de out. de 2014
  • 1 min de leitura

A capela do Santíssimo deve ser um lugar de destaque e de fácil acesso aos fiéis e deve proporcionar um ambiente digno que transmita uma atmosfera de sacralidade propícia à oração, meditação e adoração.

Para instruir seu rebanho, o Papa Bento XVI, na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis diz em referência ao sacrário que:

"Com efeito, uma correta localização do mesmo ajuda a reconhecer a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento; por isso, é necessário que o lugar onde são conservadas as espécies eucarísticas seja fácil de individuar por qualquer pessoa que entre na igreja, graças nomeadamente à lâmpada do Santíssimo perenemente acesa.

Capela_do_Santíssimo.jpg

Tendo em vista tal objetivo, é preciso considerar a disposição arquitetônica do edifício sagrado: nas igrejas, onde não existe a capela do Santíssimo Sacramento mas perdura o altar-mor com o sacrário, convém continuar a valer-se de tal estrutura para a conservação e adoração da Eucaristia, evitando porém colocar a cadeira do celebrante na sua frente.

Nas novas igrejas, bom seria predispor a capela do Santíssimo nas proximidades do presbitério; onde isso não for possível, é preferível colocar o sacrário no presbitério, em lugar suficientemente elevado, no centro do fecho absidal ou então noutro ponto onde fique de igual modo bem visível.

Capela_do_Santíssimo_sacramento.jpg

Estas precauções concorrem para conferir dignidade ao sacrário que deve ser cuidado sempre também sob o perfil artístico. Obviamente, é necessário ter em conta também o que diz a propósito a Instrução Geral do Missal Romano. Em todo o caso, o juízo último sobre esta matéria compete ao bispo diocesano."

Source:https://padrepauloricardo.org

 
 
 

Comentarios


CARITAS CHRISTI

urget-nos

O amor de Cristo, nos impele ao pensar que,

se um morreu por todos, todos portanto morreram;

Que se Cristo morreu por todos, todos morreram;

E morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para sí,

Senão para aquele que morreu e ressuscitou por eles.

Socialize-se conosco

 

O que está em Cristo, é uma nova criação, passou o antigo, tudo é novo,

Quem não conheceu pecado, Deus o fez pecado, 

para que fossemos justiça de Deus nEle

Compartilhe ideias

 

Ai de mim, se não anunciasse o evangelho, aí de mim...

 


© 2013 por CARITASCHRISTI

 

Telefone : ​011-9-8538-2549

Email : caritaschristi@outlook.com

 

bottom of page