top of page
Buscar
Foto do escritorSeixas Filho

O KERIGMA


"Evangelho" e "kerigma" são a mesma coisa. Anunciar o evangelho é anunciar o kerigma. É importante poder escutar o kerigma.
O KERIGMA LIVRO.jpg

" Diz São Paulo: «Deus quis salvar os crentes com a loucura da pregação (kerigma)» (1 Cor 2,21) Poderíamos interrogar-nos sobre qual é a pregação que nos salva. O que é o kerigma? Barraca do Kiko (Palomeras Altas, Madrid) Kiko Argüello convencido de que Cristo está presente no sofrimento dos inocentes, em 1964 vai viver entre os mais pobres, nas barracas do bairro de Palomeras Altas, na periferia de Madrid. Mais tarde, conhece Carmen Hernández. Levados pelo ambiente de pobreza em que se moviam, vêem-se forçados a encontrar uma forma de pregação, uma síntese kerigmático-catequética, que dá lugar à formação de uma pequena comunidade cristã. Nasce assim, entre os mais pobres, a primeira comunidade Neocatecumenal, onde se torna visível o amor de Cristo Crucificado, e que se converte em «semente» que, graças ao então arcebispo de Madrid, monsenhor Casimiro Morcillo, é semeada nas paróquias de Madrid e, mais tarde, nas de Roma e de outras cidades de todo o mundo. Pouco a pouco vaise formando um Caminho de iniciação cristã para adultos, que revela e recupera a riqueza do batismo.

tuite 04jan2015.png

Kiko Argüello, Carmen Hernández e o sacerdote italiano Mário Pezzi são hoje os responsáveis, a nível mundial, pelo Caminho Neocatecumenal, já presente em mais de cem países dos cinco continentes."

Não há coisa maior no mundo que o anúncio do evangelho. "Deus quis salvar o mundo através da loucura do kerigma". O kerigma não é um sermão, não é uma meditação. O que é o kerigma ? É o anúncio de uma notícia que se realiza cada vez que se proclama. E o que é que se realiza ? A salvação. Se hoje lhes anuncio o kerigma, a salvação torna a se realizar diante de vocês. "Deus quis salvar o mundo através da loucura do kerigma". Esta notícia, que se torna presente, atualiza um ato, algo que está em ação, algo que se torna realidade. Por isso é tão importante o anúncio do evangelho. A palavra "evangelho" significa Boa-Nova, Boa Notícia.

"Evangelho" e "kerigma" são a mesma coisa. Anunciar o evangelho é anunciar o kerigma. É importante poder escutar o kerigma. É tão importante anunciá-lo e que vocês possam escutar que o Senhor não permitiu que eu me casasse para que eu possa dedicar-me por completo a esta missão. "Segue-me e anuncia o evangelho!" - disse o Senhor Jesus a alguém. E ele respondeu: " Permite-me primeiro enterrar meu pai". Jesus lhe disse: "Deixa que os mortos enterrem seus mortos, tu vai anunciar o evangelho" (cf. Lc 9,59-60).

Através de algo aparentemente tão néscio, como falar, dar uma notícia, vem, torna-se presente a salvação eterna dos homens.

Normalmente, antes de anunciar o kerigma, proclamo uma palavra do Novo Testamento. Eu levo sempre comigo a Escritura. Há 45 anos anos trago a Bíblia comigo, sempre. Impressionou-me outro dia a leitura em que São Jerônimo diz aos prebíteros: "Tende sempre convosco a Sagrada Escritura, a Santa Escritura, a Bíblia".

Muitas vezes proclamo uma Palavra que vocês já conhecem muito bem, que já escutaram com frequência no anúncio do kerigma, uma Palavra que para mim é muito importante, porque diz:"Eis 'agora' o tempo favorável; eis 'agora' o dia da salvação" (2Cor 6,2). Este "agora" é muito interessante, é perfeito, porque quer dizer que, quando se anuncia o Evangelho, nesse preciso momento, a salvação atua. Encontramos um eco disso no Sermão da Montanha, quando o Senhor diz: "Bem-aventurados vós que 'agora' tendes fome, porque sereis saciados [...]. Ai de vós qie 'agora' estais saciados, porque tereis fome" (Lc 6,21-25). Ele fala de um momento preciso: de agora.

Mesmo que muitos já tenham me ouvido falar outras vezes, não vou dizer coisas que vocês já tenham escutado, porque a pregação é sempre nova, já que é uma obra do Espírito Santo, que acompanha os que anunciam o Evangelho. E o mais importante que o Espírito santo faz não é tanto inspirar os que pregam - também isso, sem dúvida é muito importante -, mas colocar-se dentro de quem está escutando, para que possa acreditar no anúncio. Tanto para dizer o que direi como para acreditar no que direi é necessário o Espírito Santo. Como diz São Paulo: "Ninguém pode dizer: 'Jesus é o Senhor !' a não ser no Espírito Santo" (1Cor 12,3). Para que acreditem no que falo é necessário que o Espírito Santo, que está em vocês, testifique e confirme isso a vocês. Não é uma questão racional. Não se trata de aderir a uma verdade racional, ou algo assim. Não. Para que acreditem no que estou falando é necessário que o Espírito Santo testifique isso dentro de vocês.

E isso sempre acontece na liberdade de cada um. Sempre. Por isso é um mistério quando alguém escuta e acolhe o anúncio do kerigma. Um será tomado e o outro deixado (cf. Lc 17,34). Um escuta e muda sua vida, graças à Palavra que penetrou nele. Isto é a fé segundo São Paulo. São Paulo diz (cf. Rm 8,16) que o espírito de Cristo desce do céu e, entrando no homem, dá testemunho ao espírito desse homem de que Deus existe, de que Deus o ama como a um filho. Esse testemunho interior do Espírito Santo é, como diz São João da Cruz, um "toque de substância". Esse testemunho abre seus olhos, o transforma. É a obra do Espírito Santo que acompanha os evangelizadores.

( do livro 'O KERIGMA - nas favelas com os pobres' de Kiko Argüello )

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page