De todo mal, Deus tira um bem...!Devemos aprender com nossos pecados, saber que muitas vezes, Deus permite que chafurdemos na lama do pecado para nos chamar à atenção pela nossa soberba, nosso orgulho, que nos faz acharmo-nos melhores que os outros, no direito de julgar e condenar os irmãos sem olhar para a trave que está nos nossos olhos.
O apóstolo Paulo já dizia à comunidade de Roma:”Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8,28)”. E isso diz respeito muito mais aos nossos pecados; das vezes que por nossa vontade nos afastamos de Deus, esquecendo de tudo aquilo que Ele já fez por nós, do que com os acontecimentos externos da nossa vida; daquilo que nos fazem e que consideramos uma violência.
O Senhor fez de nós homens e mulheres livres e, não obstante todas as palavras e experiências pessoais de libertação que já experimentamos da parte de Deus, somos freqüentemente tentados a abandonar tudo e seguir por nossa velha estrada, o que nos leva a nos afastarmos de tudo o que já foi “reconstruído” da parte de Deus.
Quando o nosso coração se sente arrogante e orgulhoso, cheio de soberba por conta das “obras” que achamos que fazemos, pelo moralismo que nos leva a julgar a todos e, quando nos afastamos da oração, o Senhor nos dá como que uma “rasteira”, permitindo que caiamos naqueles pecados que achávamos que jamais iríamos incorrer novamente, ou o que é pior, a novos pecados que nos escandalizam e humilham, deixando-nos quase a ponto de nos afogarmos no nosso próprio vômito.
O que Deus quer dizer com isso? Bem, na história do povo de Israel o Senhor, ao ver o pecado daquela gente, enviava um profeta que lhes dizia sempre pra voltarem-se ao Senhor, não sem antes lhes indicar suas faltas.: “rasgai o coração e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; Ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia “(Jl 2,1), ou: “ Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!”(Mc 1,3).
Assim o senhor faz conosco também. Nas nossas quedas, quando nos sentimos totalmente fracassados e humilhados por conta de nossas infidelidades; quase sem forças para reagir, eis que Deus nos envia sempre um irmão da comunidade, um sacerdote ou um familiar que nos exorta sobre o mau caminho que estamos trilhando e, se nos deixamos envolver pela imensa misericórdia de Deus, levantamos e nos colocamos em marcha de novo.
Como nos ensinou um padre do deserto:
“ Se o demônio te enganar e pelo pecado caíres, levanta e continua. Se cair de novo, levanta e retoma a caminhada. E assim sempre, caindo e levantando, de modo que quando o Senhor passar te encontre de pé e não caído.”
Assim querido irmão, querida irmã, não te escandalizes de tuas faltas. Peça perdão ao Senhor numa boa confissão e retome, de cabeça erguida, a senda do Senhor. Ele nos consola, perdoa e dá forças para seguir em frente.