top of page
Buscar
Masseif

A culpa é sua! A culpa é sua! ( A síndrome de Adão e Eva)


Para começar a falar deste tema, devo antes mencionar-lhes os versos bíblicos que dão origem a essa síndrome. Começa com a história de Adão e Eva, quando estavam no jardim do Eden. Estando ali, haviam recebido algumas instruções de Deus sobre o que deviam fazer ou não.

Os dois desobedeceram a Deus e a sua justificativa foi a seguinte. No livro do Genesis 3, 12, está escrito: “E o homem respondeu: A mulher que me deste como esposa deu-me o fruto da árvore e eu comi". Logo em seguida, lemos no Gn 3,13 a resposta de Eva: “E disse a mulher: a serpente me enganou e eu comi".

Claramente podemos notar que, em poucas palavras, o homem coloca a culpa na mulher e a mulher na serpente. Cada um deles tenta excusar-se de seus erros, culpando o outro por seus próprios atos.

Nos dias de hoje, é assim que segue acontecendo: milhares de casais, famílias e pessoas em toda a sociedade têm adotado essa conduta de atribuir a outros a culpa por seus próprios erros. É o que hoje podemos chamar de “síndrome de Adão e Eva”

Quantas vezes você já ouviu ou mesmo disse algo como: por causa da minha mãe, por causa deste pai que me tocou, por causa do meu marido, sua culpa, sua culpa...Certamente muitas vezes, ok...

A SÍNDROME DE ADÃO E EVA NOS DIAS DE HOJE

Uma vez que uma colega de trabalho falou-me de uma situação que estava vivendo com seu marido; ela disse que sua infidelidade foi culpa de seu marido, porque ele não lhe dava atenção, etc . Pode até ser verdade , mas é muito fácil justificar o seu erro e dar legitimidade para seus atos fazendo-o culpado . E assim, quantas pessoas vivem no mundo, tentando culpar o destino, a igreja, Deus, a economia do país , a sorte , o vizinho , o trabalho, etc. , sem realmente determinar ou reconhecer quando o erro vem de si próprio.

Certamente existem coisas que podem realmente ocorrer por causa da negligência de uma pessoa, por não tomar medidas corretas, não cumprir as regras , e assim por diante . E como tudo, toda ação tem a sua reação, negativa ou positiva.

Mas o mal está no erro de culpar todo mundo para o que acontece com você na sua vida e não reconhecer quando algo acontece por qualquer culpa sua ou, em alguns casos por tomar decisões erradas.

Pode ser também que ocorra o caso de que seja você quem se sinta culpado por alguma situação em particular. É muito bom que reconheças o erro, mas que não condenes a ti mesmo e sigas vivendo com sentimento de culpa.

Qualquer que seja o caso com que você se identifique, a primeira coisa que deves fazer é reconhecer a culpa, confessa-la e pedir perdão. Dessa forma te sentirás livre de qualquer opressão que te cause culpa e começarás a viver em paz, consciente de teus atos.

Coragem!


1.039 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page